Novidades

Esclarecimento sobre a Ação do PASEP

Informamos aos servidores associados que a Ação Coletiva que visa à correção dos depósitos PASEP – Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público, ajuizada pela ANSEF NACIONAL desde 2020 encontra-se suspenso aguardando o julgamento pelo Superior Tribunal de Justiça dos IRDRs (Incidentes de Resolução de Demandas Repetitivas) sobre a matéria, significando que todos os processos do país, referentes ao PASEP ficarão suspensos até o julgamento desses IRDRs.

Os IRDRs a serem julgados pelo STJ deverão decidir as seguintes questões: 1). Se há legitimidade do Banco do Brasil para figurar como réu nas ações; 2). O prazo prescricional; e 3). A data inicial para a contagem do prazo prescricional.

Tendo em vista a suspensão do processo, o prazo hábil para envio da documentação também será estendido.  Assim, no intuito de evitar discussões processuais e agilizar o pagamento do respectivo benefício corrigido por parte do Banco do Brasil, reiteramos a necessidade do envio dos documentos abaixo descritos:

  1. Procuração/Contrato;
  2. Cópia da Identidade e CPF do associado;
  3. Cópia do Comprovante de Residência do associado;
  4. Declaração de Hipossuficiência (se for o caso);
  5. Cópia do contracheque atualizado;
  6. Cópia do comprovante das custas do contador;
  7. Cópia da declaração do órgão onde se aposentou, declarando a data que ingressou no serviço público (ou portaria de nomeação) e a data da sua aposentadoria;
  8. Cópia do extrato da conta do PASEP – essa documentação deve ser requerida na agência do Banco do Brasil na qual o associado tem a conta;
  9. Cópia da microfilmagem da conta do PASEP ou quando o banco não fornecer a respectiva documentação em 30 dias o protocolo do requerimento junto à instituição Bancária – essa documentação deve ser requerida em qualquer agência do Banco do Brasil;
  10. Em caso de indeferimento de Justiça Gratuita será necessário o comprovante de pagamento de custas iniciais, qual será enviada por e-mail, e deverá ser paga em até 3 dias sob pena de extinção do processo.

Solicitamos aos associados que os documentos sejam entregues na sede da Ansef/MG, para o envio a Ansef Nacional. Facilitando o controle dos mesmos.

A Diretoria

https://www.ansef.org.br/esclarecimento-sobre-a-acao-do-pasep/

Verifique também

Os V Jogos de Integração dos Aposentados da Polícia Federal – JOIAPOF está chegando!

Neste ano, a edição acontecerá em Porto Seguro, na Bahia, entre os dias 24 a …