Um alerta para a prevenção do câncer de colo de útero. O câncer de útero é o terceiro mais frequente entre a população feminina no País (atrás do câncer de mama e de colo retal) e a quarta causa de morte de mulheres.
O exame preventivo (Papanicolau) é o responsável pelo diagnóstico na fase inicial, possibilitando quase 100% às chances de cura. O exame deve ser feito por toda mulher que tem ou já teve vida sexual entre 25 e 64 anos. É importante o uso de preservativos nas relações sexuais.
Como tratar?
Normalmente, o tratamento do câncer do colo do útero acontece por meio de cirurgia e radioterapia.
Vacinação contra o HPV
A vacina é indicada para meninas de 9 a 13 anos. Mesmo vacinadas, ao atingirem a idade de 25 anos, as mulheres com vida ativa precisam fazer o exame preventivo.
Os principais sintomas são dor e infertilidade; algumas mulheres sofrem dores incapacitantes e outras não sentem nenhum tipo de desconforto. Entre os sintomas mais comuns estão cólicas menstruais intensas e dor durante a menstruação, dor durante as relações sexuais, dor na região pélvica, fadiga crônica e exaustão, sangramento menstrual intenso ou irregular, alterações intestinais ou urinárias durante a menstruação, dificuldade para engravidar e infertilidade.
O exame físico é o primeiro passo para o diagnóstico. Entre outras possibilidades estão o toque vaginal, pode ser feito em uma Unidade Básica de Saúde e é o primeiro passo para o diagnóstico. Se necessário, o diagnóstico pode ser confirmado por outros exames laboratoriais e de imagem.
O exame ginecológico clínico é o primeiro passo para o diagnóstico e pode ser feito em uma Unidade Básica de Saúde e o resultado pode ser confirmado por exames laboratoriais e de imagem.