O “novembro Dourado” dá ênfase ao diagnóstico precoce em crianças e adolescentes. O Dia Mundial de Combate ao Câncer Infanto-juvenil é celebrado no dia 23 deste mês.
SINAIS E SINTOMAS
Pelo fato da criança e do adolescente estarem passando por mudanças físicas e de comportamento nessa fase, é importante se atentar e dar mais importância ao que elas relatam. Alguns sintomas do câncer infanto-juvenil são: febre prolongada, cansaço excessivo e sem explicação, dor de cabeça e/ou vômitos, dores nos ossos e membros, inchaço, perda de peso de maneira contínua, palidez de pele, surgimento de caroços no pescoço, virilha, abdômen e axila, manchas roxas e sangramento pelo corpo.
TRATAMENTO
O tratamento do câncer infanto-juvenil começa desde a descoberta e o diagnóstico correto.
As principais modalidades utilizadas para um resultado positivo são: quimioterapia, cirurgia e radioterapia, aplicadas de forma individual e na dosagem certa para cada tipo de tumor. O trabalho deve ser acompanhado por profissionais especialistas em oncologia pediátrica, cirurgiões pediátricos, rádio terapeutas, radiologistas, enfermeiros, assistente social, nutricionistas, farmacêuticos e psicólogos.